24.11.16

It's Christmas Time | Para surpreender #1 (Bolo Floresta Negra com recheio de frutos silvestres)

Falta precisamente um mês para a noite mais mágica do ano. Falo obviamente da noite de Natal e por isso hoje trago-vos uma receita que é simplesmente de babar e de chorar por mais. Faz precisamente dois anos que a fiz pela primeira vez e desde então que a tenho repetido em alturas especiais e até hoje não houve um único dia em que este bolo não tenha sido um autêntico sucesso.

Inicialmente era apenas um bolo rico de chocolate que costumava rechear e cobrir com chantilly, mas há dois anos atrás pensei que isto às tantas era capaz de ficar ainda melhor se fizesse um recheio de frutos silvestres e se o cobrisse com chocolate. Claramente esta foi das ideias mais brilhantes que tive na minha vida.



Bolo Floresta Negra com recheio de Frutos Silvestres

Ingredientes:
Para o bolo: 5 ovos (separar as claras das gemas); 120g de manteiga a temperatura ambiente; 35g de chocolate em pó; 130g de chocolate negro (pelo menos com 35% de cacau); 150g de açúcar; 130g de farinha + 1 colher de chá de fermento; 3 colheres de sopa de leite;

Para o molho de frutos silvestres: 150g de frutos silvestres (comprei congelados e descongelei antes de usar); 50g de açúcar;

Para o recheio de frutos silvestres: 150g de frutos silvestres (comprei congelados e descongelei antes de usar); 50g de açúcar; 10g de manteiga; 1 colher de sopa de água; 30ml de natas; 1 ovo batido;

Para a cobertura de chocolate: 200ml de natas; 100g de chocolate de culinária;

Para decorar: mistura de alguns frutos silvestres (na foto usei as sobras dos frutos congelados, mas normalmente opto por usar frutas frescas: framboesas, mirtilos e amoras).

Preparação:
Bolo: Derreter o chocolate em banho-maria. Untar um tabuleiro que possa ir ao forno com manteiga, forra-lo com papel vegetal e unta-lo novamente com um pouco de manteiga. Pré-aquecer o forno a 180º.  Numa taça misturar a farinha, o fermento e o chocolate em pó. Separar as gemas das claras e bater com a batedeira as claras em castelo (estão prontas quando se formarem picos bem firmes). À parte juntar a manteiga e o açúcar, bater até obter uma mistura pálida e fofa. Juntam-se as gemas, o leite e o chocolate derretido até que tudo esteja muito bem misturado. Aos poucos e sem usar a batedeira vai-se juntando a mistura da farinha (costumo, no final, usar a batedeira só por alguns segundos de forma a ter a certeza de que não existem bocados de farinha). Por último, juntar as claras. Misturar tudo e levar ao forno durante 20 a 30 minutos (rodar o tabuleiro a meio da cozedura). O bolo está pronto quando assim que se fizer o teste do palito (enfiar um palito no centro do bolo) ele sair seco. Com o bolo completamente arrefecido acertar as bordas e cortá-lo ao meio em metades iguais. 

Molho de frutos silvestres: Colocar todos os ingredientes num tacho e levar ao lume. Assim que levantar fervura retirar do fogão, triturar com a varinha mágica e coar. 

Recheio de frutos silvestres: Num tacho juntar a água, a manteiga, o açúcar e os frutos silvestres. Quando começar a ferver juntar as natas e mexer bem. Retirar do lume. Para que o ovo não talhe reservar à parte um pouco do recheio. Numa tigela bater o ovo, juntar o preparado que reservou e mexer tudo até ter uma mistura homogénea. Juntar a mistura do ovo ao resto do preparado e levar novamente ao lume. O recheio está pronto assim que o creme começar a engrossar. 

Cobertura de chocolate: Colocar as natas num tacho (já estão a pensar na quantidade de louça que vão ter de lavar no final, não estão? Percebo, mas garanto-vos que irá valer a pena!) e deixa-las levantar fervura em lume brando. Retirar do fogão, juntar o chocolate partido aos pedaços e mexer até que este fique completamente derretido.  

Montagem:
Eis que chegamos à minha parte preferida! A montagem é fácil, mas tem de ser feita com alguma calma e sem grandes preocupações acerca se está a ficar bonito ou não. Acreditem em mim quando vos digo que enquanto estou a montar qualquer bolo acho sempre que está a ficar horrivel, mas no final quando está tudo pronto e no devido lugar olho e percebo que afinal até nem está nada mal! 

Em primeiro lugar colocam no prato de servir uma das metades do bolo. Regam-na com um pouco do molho de frutos silvestres e não se esqueçam de regar a outra metade também. Na metade de bolo que está no prato espalhem abundantemente o recheio e depois coloquem por cima a segunda metade. Não se preocupem se o recheio começar a sair pelas bordas do bolo. Pessoalmente adoro ver o próprio bolo a "babar-se" :) Depois é só colocar a cobertura de chocolate em cima da segunda metade. Se virem que não vale a pena usarem toda a cobertura guardem-na no frigorífico até 5 dias. Podem usá-la em outros bolos ou em panquecas por exemplo.  Para tornarem o vosso bolo ainda mais bonito no topo coloquem algumas das frutas que vos tenham sobrado. 

Espero que gostem! Se experimentarem não se esqueçam de me vir dizer como correu. Aproveitem e tirem uma foto e enviem-na para o meu email (sweetraspberry59@gmail.com) porque sim, sou uma curiosa assumida! 

6 comentários :