9.11.16

Actualidade | Quantos mais dias negros caberá em 2016?!

Mais uma vez as sondagens vieram provar que não passam de meros números que poderão querer dizer tudo, mas que também poderão querer dizer rigorosamente nada. 

Uma grande parte das pessoas não acreditava que o Brexit realmente acontecesse e as sondagens, mesmo com uma diferença mínima, apontavam para a vitória do "ficar na UE" e, mesmo assim, um dia depois do referendo todos acordamos sem saber o que viria a seguir, mas com a certeza de que o racismo e a xenofobia naquele dia tinham saído vencedores. 

Hoje, mais uma vez, acordamos com o coração na boca e de queixo caído. Talvez o nosso erro tenha sido acreditar que alguém tão bronco e que não mede as palavras que diz jamais poderia sair vencedor. Talvez o nosso erro tenha sido acreditar de forma desmedida que o povo americano não poderia ser tão ignorante ao ponto de dar um passo que poderá conduzi-los ao passado e a um futuro assustador. (Ou talvez esse tenha sido só o meu erro.) Mais uma vez ganhou o racismo, a xenofobia e o preconceito para tudo o que é diferente. 

Como é que é possível chegar-se a Presidente dos Estados Unidos da América referindo-se às mulher de forma tão desrespeitosa e vulgar como Donald Trump tantas vezes o fez? Como é possível tanta gente ter votado em alguém que não quer fazer valer os direitos não só das mulheres, mas também dos homossexuais e da humanidade em geral? Como é possível alguém ter sido eleito presidente de uma das maiores potências a nível Mundial dizendo que o aquecimento global não existe? 

Pergunto-me que tipo de América iremos ter a partir de hoje. O mundo está a mudar e aos poucos está a tornar-se em algo que me assusta e acerca disso faço minhas as palavras de uma professora de História que tive na altura do secundário: o tempo vai passando, mas a História vai-se repetindo. 

6 comentários :

  1. Também acordei em choque. Não estava nada à espera e sinceramente... God help us!

    ResponderEliminar
  2. E triste ver que ainda existem pessoas que votam em alguem que nao respeita os outros.

    ResponderEliminar
  3. Eu também nunca pensei que ele pudesse ganhar...

    ResponderEliminar
  4. Credo... 2016 foi tão negro que pensando que não poderia acontecer mais nada de mal e pronto... a America acontece :/

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
  5. Nem acredito que ele ganhou. Também fiz um post sobre isso no meu blog!

    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
  6. Eu não tenho palavras... isto é assustador.

    ResponderEliminar