10.5.16

I'll give you the sun

Foi há quatro dias que li o melhor livro da minha vida. Ainda estou a assimilar tudo aquilo que aquele livro proporcionou em cada célula do meu corpo. Já li livros muito bons ao longo dos meus vinte e seis anos, mas nenhum que fosse tão mágico e indescritível como este. I'll give you the sun (Eu dou-te o sol na versão Portuguesa) de Jandy Nelson trouxe magia e o sol à minha vida. 

Cotação Goodreads: 4.15/5
A minha cotação: 5/5
I'll give you the sun é um livro acerca da vida de dois irmãos que têm a particularidade de serem gémeos. Umas vezes a história é-nos contada pela perspectiva de Noah e outras vezes pelo olhar da Jude. Aos 13 anos Noah era um rapaz tímido e solitário que aproveitava todos os momentos para desenhar e pintar. É também com esta idade que se apaixona pela primeira vez e aprende a lidar com todos os sentimentos que giram à volta do rapaz que vive na casa ao lado da sua. Jude por sua vez é uma jovem rebelde que adora saltar das ravinas para mergulhar no mar e fazer esculturas de areia. Três anos depois (quando ambos têm 16 anos) e depois de um acontecimento que afectou a vida de ambos percebemos que a proximidade que antes existia entre eles se encontra profundamente abalada. Noah desistiu de pintar e Jude tenta ser invisível aos olhos dos outros. Noah e Jude mal falam um com o outro ignorando o facto de que cada um deles conhece metades distintas da história da sua vida e que só conseguirão seguir em frente depois de se reaproximarem pois só assim poderão, juntos, reconstruir o seu mundo.

I'll give you the sun é um livro que fala de reconciliação e de como, eventualmente, o sol volta a brilhar na nossa vida. Fala também de amor, mas o amor é apenas parte da história. É ainda um livro que nos mostra de uma forma engraçada e peculiar aquilo em que eu sempre acreditei: todas as pessoas que surgem na nossa vida surgem por um motivo e não por acaso.  
Dei como cotação no Goodreads 5 estrelas, mas se pudesse este teria um milhão e mais outro como cotação. Existem livros muito bons, mas este é extraordinariamente fantástico. E belo.

Por fim deixo-vos uma música que ouvi pela primeira vez enquanto fazia o almoço de sábado e que a ouvi-la só pensei "Isto é tão Jude e Noah!"

Portugal. The man - The Sun

12 comentários :

  1. Quero muito ler este livro! A minha wishlist de leitura aumenta de dia para dia e tenho feito muito pouco para tratar disso =x

    ResponderEliminar
  2. Comprei o ebook há umas três semana mas ainda não li. Agora fiquei ainda mais curiosa sobre ele.
    Acho que vou começar já hoje =)

    ResponderEliminar
  3. Foi o primeiro livro que li em 2016 e honestamente um dos melhores que já li em toda a minha vida. Percebo muito bem tudo o que dizes sobre ele, porque é mesmo impressionante e também mexeu imenso comigo.

    ResponderEliminar
  4. Não sabia da existência desse livro, mas parece-me bastante interessante, fiquei curiosa :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Hoje é o dia de quem está onde tantas vezes não está mais ninguém! Hoje é o nosso dia: Feliz Dia Internacional dos Enfermeiros

    ResponderEliminar
  6. Não, meu bem :) não estou confusa, simplesmente disse "nosso" pois não é só meu :p

    ResponderEliminar
  7. fiquei com agua na boca, mega curiosa! beijinhos grandes x

    www.fashioninspiresyou.com

    ResponderEliminar
  8. Adenda. Já li o livro e realmente é bom.
    Muito bem escrito e tão sensível e tocante =)

    ResponderEliminar