3.3.16

My Fit Self Challenge e uma receita saudável

Desde que o mês de Março começou que tenho vindo a aventurar-me um pouco mais na cozinha. Estava farta de estar a fazer praticamente as mesmas receitas semana a semana e usando o My Fit Self Challenge como desculpa comecei a procurar novas inspirações e foi daí que surgiu a receita que vos trago hoje. São uns Hambúrgueres de Salmão super saborosos e saudáveis! 

A receita foi posta em prática ontem e como quartas-feiras são sinónimo de ir ao ginásio e chegar a casa só às 21 horas decidi deixar as coisas já todas preparadas de forma a que quando chegasse a casa fosse só pôr as mãos na massa, formar os hambúrgueres e pô-los no forno por 10/15 minutos enquanto preparava uma salada para acompanhar. 


Hambúrgueres de Salmão 


Ingredientes [deu para fazer 9]:
  • 1 cebola média picada;
  • 1 alho francês partido aos bocadinhos;
  • 1 pimento vermelho partido aos cubos;
  • Salsa q.b.
  • 1 colher de sopa de alcaparras;
  • 500 gramas de salmão;
  • Sal, pimenta q.b.
  • 2 colheres de sopa de iogurte natural;
  • 1 chávena de pão ralado;
  • 1 ovo inteiro + 2 claras;
Como fiz:

  1. Numa wook juntei uma colher de sopa de óleo de girassol, a cebola, o alho francês, o pimento e as alcaparras. Deixei cozer em lume médio até o pimento estar macio, mas ainda crocante. Temperei com sal e pimenta.
  2. Enquanto os legumes cozinhavam com um pouco de sal e numa frigideira anti-aderente levei o salmão a grelhar até que ele se desfizesse em pequenas lascas. No final reguei-o com um pouco de sumo de limão;
  3. Juntei o salmão em lascas e a salsa picada aos legumes e deixei que tudo arrefecesse.  [Foi neste momento que saí para ir ao ginásio]
  4. Quando voltei pré-aqueci o forno a 180º, bati os ovos e juntei-os ao preparado anterior juntamente com o iogurte e o pão ralado. 
  5. Num tabuleiro de ir ao forno pus uma folha de papel vegetal (sem untar) formei pequenas bolas e depois achatei-as de forma a que ficassem mais ao menos com o formato de hambúrguer. Repeti até acabar a massa.
  6. Levei-os ao forno durante 15 minutos mais ou menos. A meio da cozedura virei-os de forma a que ficassem "dourados" de ambos os lados. 


Acabados de sair do forno.  
No final ficaram com este aspecto tosco que eu tanto gosto. Decidi acompanha-los com uma salada de rúcula e tomate e para ele tive de fazer cuscuz porque se o pusesse a comer isto só com salada seria o mesmo (ou quase) do que estar a querer que ele morresse à fome. Também comemos sopinha sem batata.

Foram de comer e chorar por mais, mas para a próxima acho que irei juntar mais legumes. Talvez mais um pimento verde ou amarelo para ganhar mais cor. Esta é daquelas receitas que não precisam de ficar presos aos ingredientes, basicamente podem juntar os legumes que quiserem que tenho a certeza que no final ficará fabuloso. 

9 comentários :

  1. Têm super bom aspeto :) Salmão é o meu peixe preferido, acho que vou experimentar a receita. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Nunca tinha ouvido falar em hambúrgueres de salmão, mas gostei da receita e acho que um dia vou experimentar!

    ResponderEliminar
  3. Não gosto de salmão, mas têm imenso bom aspeto!

    ResponderEliminar
  4. Mas que delícia que devem ser!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Mesmo com o aspecto tosco parecem ser super bons :D

    ResponderEliminar