15.2.16

Crónicas de uma vida a dois e uma receita muito especial

Dia dos Namorados é sinónimo de ficarmos em casa, de prepararmos uma refeição mais elaborada, de abrirmos um bom vinho enquanto ouvimos uma playlist constituída por todas aquelas músicas que são "as nossas músicas". Se há dia em que evitamos ir ao restaurante é este. 

Ontem foi Dia dos Namorados e mesmo que muitos digam que este dia não faz sentido porque é só mais uma forma de fazer a economia girar e de gastarmos dinheiro em coisas pirosas eu irei continuar a achar que vale tanto a pena comemorar o Dia dos Namorados como vale a pena comemorar e trocar presentes no Natal. É um dia como tantos outros, mas é um dia onde temos a oportunidade de fazer algo especial com quem nos aquece o coração. Os presentes não precisam de ser nem excessivamente caros nem excessivamente pirosos e lamechas. Existe o meio termo e é possível fazer a outra pessoa sorrir mesmo que a prenda seja uma coisa simbólica e que aos olhos dos outros não pareça ser nada de especial. 

Ontem para além de ter feito uns muffins de bulgur e quinoa para o nosso almoço especial (um dia destes venho cá deixar a receita) que para além de deliciosos também são uma sugestão bem saudável também fiz um bolo que é simplesmente de babar e chorar por mais. Trata-se de um Chocolate Mousse Cake e como tudo o que é bom merece ser partilhado por que não partilhar a receita convosco? 


Ingredientes:

Para a base de bolo
2 ovos grandes;
100g de açúcar;
100g de farinha; 
100g de manteiga sem sal;
25g de cacau em pó;
3 colheres de sopa de água a ferver;
1 colher rasa de sopa de fermento;
2 colheres de sopa de Brandy (opcional);

Para a Mousse
450ml de natas para bater;
300g de chocolate com menos de 70% cacau;


Mãos na massa

Bolo
Misturar o cacau com a água a ferver até formar uma pasta. De seguida juntar todos os restantes ingredientes e bater tudo com a batedeira eléctrica até obter uma massa homogénea. Untar uma forma de aro com manteiga e forrá-la com papel vegetal. Colocar a massa na forma e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC por 20-25 minutos. Assim que o bolo estiver pronto e ainda quente pincelar com o Brandy. 

Mousse
Em banho-maria derreter o chocolate. Assim que o chocolate estiver completamente derretido deixe arrefecer um pouco e vá batendo as natas até obter chantilly. Misturar as natas com o chocolate até ter um creme suave e com a consistência de mousse. Verter a mousse para cima do preparado anterior e levar ao frigorífico no mínimo 4 horas antes de servir. Eu decidi fazer o bolo de véspera e deixar o bolo no frigorífico durante toda a noite e só depois desenformar. 

Decoração
Como eu adoro a combinação chocolate-framboesa decidi no topo colocar algumas e polvilhar posteriormente com açúcar em pó. Fica logo com outra graça. 

ps: para aqueles que se estão a questionar se é ou não realmente preciso açúcar na mousse tenho a dizer-vos que não, não é necessário. A base de bolo é suficientemente doce e como o chocolate usado na mousse não é de 70% cacau esta acaba por não ficar tão amarga como seria de esperar fazendo com que o bolo não fique exageradamente doce. 

11 comentários :

  1. Deve ser delicioso! E que aspecto! Vou roubar a receita e experimentar, mas como sou um desastre a fazer bolos, só lá para 2017 é que o consigo cozinhar em condições! Boa semana!

    ResponderEliminar
  2. A vossa sobremesa foi ótima para completar um dia cheio de amor :) *

    ResponderEliminar
  3. Que delicia! Na próxima vez que precisar de uma receita de bolo vou fazer este =)

    ResponderEliminar
  4. Ai, não percebo a aversão geral ao dia dos namorados. É uma comemoração, tal como o Natal, o dia do Pai ou o dia da Mãe. O bolo está de babar! :)

    ResponderEliminar
  5. Tirando a opinião acerca do dia dos namorados, tal como o natal, a páscoa ou o que quer que seja, porque cada um tem a sua, adorei a tua receita! Ficou mesmo com um aspeto divinooo!

    beijinho
    www.blogasbolinhasamarelas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Já provei um bolo muito parecido a este! Gostei muito :)

    ResponderEliminar