13.10.15

Viagens | Raspberry na Suécia (Dia 1)



Nunca gostei de fazer viagens longas. Fazem-me ficar aborrecida, irrequieta e causam-me dores nas pernas. Gosto ainda menos quando tenho de fazê-las sozinha. Juro-vos que quando me preparava para sair de casa com as malas a minha vontade era de cancelar tudo e de ficar no meu cantinho sossegada e onde ainda estavam uns muito agradáveis 17 graus, mas compromissos são compromissos e lá me enchi de coragem para enfrentar as nove horas de viagem que tinha pela frente. A maior parte do tempo foi passado entre comboios e esperas no aeroporto, mas para minha surpresa a viagem foi muito mais tranquila do que aquilo que eu havia imaginado e o tempo pareceu mesmo que passou a voar. 

Como estou numa cidade situada no Sul da Suécia o aeroporto mais próximo era o do Copenhaga. Uma vez lá o choque cultural abateu-se em mim de tal maneira que demorei uns segundos a conseguir orientar-me novamente. O próximo passo seria apanhar o comboio que sai directamente do aeroporto e que iria até à cidade onde eu irei ficar durante todo o mês de Outubro. Existe apenas uma máquina onde se podem comprar os bilhetes junto ao local onde se levantam as malas de porão e o bilhete só pode ser pago com cartão de débito ou crédito. Ainda hoje não sei bem como consegui comprar o bilhete e apanhar o comboio em tão curto espaço de tempo (sensivelmente 7 minutos), mas acredito que tenha ajudado o facto de ter perguntado a pelo menos 3 pessoas se estava na linha certa e se o próximo comboio seria o meu. (Nota: a partir do momento em que saem do aeroporto e se atrevem a andar de comboio toda a informação relativa a paragens, mudança de linha e etc. é dada nas línguas nórdicas. Neste caso julgo que apenas tenham falado em Dinamarquês e Sueco, no entanto não é nada difícil encontrar alguém que fale Inglês e que vos ajude a orientarem-se o que é óptimo.) Uma vez no comboio e depois de me ter sentado no primeiro lugar vago que encontrei o que aconteceu? Ouvi um boa noite dirigido a mim depois de eu ter desligado uma chamada feita em Português. A verdade é que andamos mesmo todos espalhados pelo mundo e facilmente encontramos um Português em qualquer país que estejamos a visitar. 

Como vos disse a viagem foi super tranquila. Não houve atrasos nem nos comboios nem na viagem de avião. Consegui aproveitar a viagem para ler e para ver episódios da nova série que ando a ver - Downton Abbey - e o mais importante de tudo: levei comida suficiente para as minhas 9 horas de viagem! 

Quanto ao tempo só tenho a constatar o óbvio: está frio (entre os 9º e os 0º o que não é nada mau tendo em conta que estamos a falar da Suécia), mas também têm estado bonitos dias de sol excepto hoje que está a chover. 

16 comentários :

  1. Sou uma mariquinhas, não gosto muito de ir assim à descoberta sozinha. Mas também nunca fiz nenhuma viagem para fora do país, por isso acho que é normal :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se nunca viajaste para fora do país é completamente normal ficares com receio de viajar sozinha. :) Na verdade, só fiz a viagem sozinha porque aqui na Suécia estou em casa de um familiar.

      Eliminar
  2. Eu as vezes também me apetece desistir das viagens quando sei vou ter de mudar 500 vezes de transporte e tenho imensas malas para carregar, mas no fim tudo se torna mais facil do que parece.
    Acreditas que ainda nao vi ninguém a falar português de portugal aqui. Sei que existe uma rapariga do porto no meu edifício mas nao a conheço ainda.
    Boa estadia e aproveita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se é do Porto devias procurá-la que deve ser boa rapariga :P
      Já te juntaste a algum grupo de Portugueses no Facebook? Costuma ser uma boa forma de ficar a conhecer pessoas da zona onde vives.

      Eliminar
  3. Também nunca fiz uma viagem dessas sozinha e pode ser aborrecido mas tambérm acredito que deve ser bom para nós :) Boa sorte nessa nova etapa, que tudo corra 5 estrelas :)

    ResponderEliminar
  4. Eu não seria capaz de me aventurar assim sozinha, provavelmente perdia-me.
    Mas ainda bem que correu bem, aproveita bem esse mês :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que não te irias perder. Estando sozinha estás muito mais atenta as coisas e quando não sabes perguntas :)

      Eliminar
  5. Não tem nada a ver, mas estive a ler os teus posts sobre a emigração e ajudaram-me MUITO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que fico muito feliz por saber que te foram úteis :)

      Eliminar
  6. Tiveste coragem em ir sozinha, que seja uma ótima viagem para ti!
    Beijinhos :)
    http://those-colorful-words.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Eis um país que hei-de visitar =)
    Boa viagem!

    ResponderEliminar
  8. Que máximo! Adorei o facto de teres encontrado um português logo no primeiro dia. O mundo é mesmo um lugar pequeno! :D Boa estadia, aproveita muito!
    Beijinho*

    ResponderEliminar