23.9.15

TAG - Certified Bookaholic

A C. juntamente com outros dois bloggers (Words À La Carte e As Cenas do Tio) criou uma Tag para todos os Certified Bookaholic e como tal decidiu nomear-me e eu como gosto de livros e até já li uns quantos decidi responder. Não vou nomear ninguém, mas se gostarem e se quiserem responder sintam-se à vontade para a levar para o vosso cantinho. Posto isto cá vão as minhas respostas às 21 questões:




1. O primeiro livro/colecção que te vem à cabeça 

Os livros da colecção Harry Potter foram os primeiros em que pensei. No entanto, actualmente estou a gostar bastante de ler a colecção "O século" de Ken Follett e as (des)aventuras de Sam Capra de Jeff Abbott. 

2. Um livro que dizes a todos para não ler 
O livro Oh Dear Silvia de Dawn French deve ter sido o pior livro que li em toda a minha vida e por esse motivo não o aconselharia a ninguém, mas depois também existem livros como O Deus das Moscas de William Golding que faz parte daquele grupo de livros que quem conheço e leu gostou muito, mas eu apenas o achei aborrecido e daí também não o recomendar. 


3. O livro mais caro e o livro mais barato que tens (oferecidos não contam) 
O livro mais caro que alguma vez comprei foi sem dúvida um da saga Twilight. Não me lembro qual, mas sei que o preço ultrapassou os 23€. O mais barato foi o The Summer House de Santa Montefiore que me custou apenas 1£!
  

4. Conto de fadas favorito
O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry conta como conto de fadas?
  

5. Top 3 das tuas personagens favoritas (sejam principais ou não) 
Daisy Peshkov (Winter of the World de Ken Follett); 
Hermione Granger (Harry Potter de J. K. Rowling);
Severus Snape (Harry Potter de J. K. Rowling).
  

6. Top 3 das personagens que menos gostaste (sejam principais ou não) 
Silvia (Oh Dear Silvia de Dawn French); 
Erik Von Ulrich (Winter of the World de Ken Follett);
Bella Swan (da saga Twilight de Stephenie Meyer).


7. Top 3 de lugares que existem só em livros que gostarias de visitar
O País da Maravilhas (Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll), Hogsmeade e Hogwarts (Harry Potter de J. K. Rowling).
  

8. Uma personagem que trarias à vida real 

Hummm... a raposa de O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry .  

9. Um livro que te fez feliz 
Comer, Orar e Amar de Elizabeth Gilbert. Foi aquele tipo de livro que li no tempo certo e que fez maravilhas. 
  

10. Um livro que te fez chorar
 Winter of the World de Ken Follett foi o livro mais recente que me fez soltar algumas lágrimas enquanto o lia não só pela história em si, mas também pelo envolvimento entre personagens-leitor.


11. Um livro que te fez pensar 

Wild: From Lost to Found on the Pacific Crest Trail de Cheryl Strayed. Trata-se de um livro biográfico que me fez perceber aquilo que eu já desconfiava saber. A morte é complexa e não existe uma única forma de se saber lidar com ela e muito menos existe uma data limite para que a perda deixe de doer e que se passe à fase de aceitação/ paz. Há quem se sinta bem ao fim de um mês e há quem precise de mais tempo. Eu precisei de um ano e meio a Cheryl precisou de quatro e não há absolutamente nada de errado com isso. 

12. Um livro que te fez rir
Heidegger e um Hipopótamo Chegam às Portas do Paraíso de Thomas Cathcart e de Daniel Klein. Um livro que fala sobre filósofos e temáticas filosóficas de forma divertida e nada maçadora e com ilustrações muito boas!
  

13. Pior adaptação cinematográfica de um livro
Já todos sabemos que quando o livro passa para o cinema que existirão sempre partes que nós, leitores, sabemos que não aconteceram exactamente daquela maneira e que no final vamos sempre dizer que "o livro é bem melhor do que o filme por causa disto e daquilo". É certinho! Neste momento a última adaptação cinematográfica que vi foi o filme Wild (adaptação do livro Wild: From Lost to Found on the Pacific Crest Trail de Cheryl Strayed) e apesar de o filme não ser terrível terrível, também não é a melhor coisinha de sempre. É apenas uma seca em comparação com o livro. 
  

14. Livro(s) que vais ter que reler 
Para começar vou ter de reler um dia destes toda a colecção do Harry Potter, mas também tenciono reler o Fazes-me Falta de Inês Pedrosa.
  

15. Um livro que te vez voltar uma página atrás devido ao choque
Adrenaline de Jeff Abbott fez com que eu tivesse de voltar várias vezes atrás para ter a certeza absoluta de que aquilo tinha mesmo acabado de acontecer.
  

16. Um livro que aches que esteja incompleto
Bem, quando acabei de ler o Torn de Cassey Hill achei que estava ali a faltar qualquer coisinha tanto para explicar o inicio como para completar o final, mas depois fui investigar e entretanto descobri que é uma colecção e que tinha acabado de ler o segundo volume da mesma. Em minha defesa o livro não é meu. Foi o desnaturado do meu namorado que o comprou e quando o questionei disse que não tinha reparado que lhe faltavam assim tantos pormenores. Enfim...  
  

17. Um livro com um final inesperado
Bem, eu não estava nada à espera que o livro Catching Fire (o segundo volume de The Hunger Games) de Suzanne Collins acabasse daquela forma. 
  

18.Um livro que terminou num cliffhanger
Adrenaline de Jeff Abbott sem dúvida, mal posso esperar para ler o segundo volume. 
  

19.Um livro com um final de arrancar cabelos

Oh Dear Silvia de Dawn French. Todo o livro foi de arrancar cabelos, mas aquele final não fez sentido nenhum. 

20.Uma citação importante 
“The greater their ignorance, the stronger their opinions.” em Edge of Eternity de Ken Follett.

21. Uma música perfeita para ler 
Ultimamente tenho gostado muito de ler ao som do segundo álbum dos Alt-J, mas se tenho de escolher apenas uma música então escolho a Nara dos Alt-J.  

4 comentários :

  1. Em primeiro lugar muito obrigada por teres respondido à TAG e espero que tenhas gostado ^^ eu adorei as tuas respostas!
    Acho que deves ter ficado como eu meia "abananada" com os preços dos livros aqui no UK lol principalmente quando te dedicas a ler em inglês!
    Por acaso não sei se consideraria O Principezinho como conto de fadas mas adorei a tua resposta :D
    Epaaaa... desconhecia esse livro de Thomas Cathcart e de Daniel Klein, tenho que inspeccionar isso porque adoro livros que me façam rir :D

    ResponderEliminar
  2. Também fiz esta TAG hoje e é giro, temos algumas respostas em comum :) Vi recentemente o Wild e digo-te que só o vi até ao fim porque toda a dizia que o filme era excelente. Eu achei o filme demasiado parado, para ser considerado uma masterpiece, mas pelo menos consegui perceber a mensagem. Talvez um dia leia o livro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só li o Orgulho e Preconceito depois de ver o filme. Senti algumas diferenças, mas a minha paixão pelo filme ficou na mesma. Agora tenho paixão pelos 2 x)

      Eliminar
  3. Ainda bem que gostastes ^^ E sempre é uma boa maneira de nos recomendar-mos leituras uns aos outros ^^
    O "Heidegger e um Hipopótamo Chegam às Portas do Paraíso" parece-me um bom livro... acho que vai para a lista!!
    ****

    ResponderEliminar