3.8.15

Livros | Oh Dear Silvia

Oh Dear Silvia de Dawn French conta a estória de Silvia que caiu da sua varanda e encontra-se em coma. Ao longo dos trinta e nove capítulos vamos ficando a saber quem era  Silvia através de seis personagens que a vão visitando: Ed (ex-marido), Jo (a irmã excêntrica), Cassie (a filha), Tia (a sua empregada doméstica), Cat (melhor amiga de Silvia) e Winnie (a enfermeira) e acabamos por concluir o óbvio: cada uma destas personagens tem uma visão distinta daquilo que a Silvia é como pessoa sendo que esta visão é altamente influenciável pelo tipo de relação que cada uma das personagens mantém com Silvia. Fria, incapaz de amar e sendo uma pessoa que fazia o que bem entendia sem se importar de que forma isso afectaria os outros - assim nos é apresentada Silvia. Pelo menos é dessa formas que todos a descrevem à excepção de Cat que sabe quais os segredos que Silvia esconde e o que a levou a tomar decisões que afectaram para sempre a sua relação com a sua própria família. 

Este é aquele típico livro que facilmente se insere na categoria "leitura de verão", ou por outras palavras "o livro ideal para se ler enquanto se está a apanhar sol na praia e não se tem nada melhor nem para fazer nem para ler". Não é nem um livro fantástico tampouco hilariante como prometiam os comentários encontrados na contracapa. A verdade é que para além de não ter conseguido simpatizar com a estória também não consegui sentir empatia com nenhuma das personagens. A razão principal para que isso tivesse acontecido é simples: apesar de haver partes caricatas como quando a Jo decidiu invocar uma serie de espíritos para que estes ajudassem a sua irmã a sair do estado de coma a verdade é que houve outras em que achei muito pouco credíveis. Já para não falar das partes extremamente aborrecidas protagonizadas por Ed que se limitava a falar de árvores e dos vários tipos de madeira. A sério, quem é que quer saber disso?

A parte positiva é que não gastei um cêntimo (ou um penny para sermos mais exactos) neste livro. Façam um favor a vocês mesmos e não percam tempo nem dinheiro com este livro. Que desilusão, mas enfim... É um risco que todos aqueles que gostam de ler correm. 






Autor: Dawn French
Nome do livro: Oh Dear Silvia
Número de Páginas: 343
A minha classificação: 

6 comentários :

  1. encontrar livros é um risco que todos os leitores correm

    ResponderEliminar
  2. Já me aconteceu o mesmo com os outros livros, comecei muito entusiasmada e acabei completamente desiludida...
    Beijinhos :)
    http://those-colorful-words.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Por acaso não sou nada de ler esse tipo de livros, se lesse a sinopse não pegaria nele. Pela tua opinião, então... jamais!, como diz o outro. Mas confesso que a técnica para contar a história da protagonista é bastante interessante: dar a conhecer o personagem principal, não através do seu próprio ponto de vista, mas daqueles que o rodeiam.
    ****

    ResponderEliminar
  4. Oh eu não gosto nada quando não gosto de um livro...

    ResponderEliminar
  5. é daqueles livros comparáveis aos filmes de domingo à tarde então :)

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar