12.7.15

Sociedade | "You look disgusting" (ou não)

Sabem aquela expressão que diz "preso por ter cão e preso por não ter"? Com a maquilhagem funciona um pouco assim. Ou usamos maquilhagem e de repente começamos a ouvir dizer que não devíamos usar tanta maquilhagem, que quando a tirarmos ninguém é capaz de nos reconhecer e que devíamos optar por não usá-la e abraçar a nossa beleza natural e imperfeições ou deixamos de usar maquilhagem de todo e somos acusadas não termos cuidado connosco próprias. Eu faço parte daquele grupo de pessoas que não se sente bem a sair de casa sem pôr um bocadinho de maquilhagem. Por vezes é só mesmo o creme, a base e a máscara e já está enquanto que outras vezes já me dou ao trabalho de acrescentar o eyeliner. Tudo depende de como me sinto nesse dia e do meu grau de paciência para me produzir, mas não sou capaz de sair de casa sem uma pontinha de maquilhagem. É daquelas coisas que me faz sentir dez vezes mais confiante e mais bonita e acho que isto é daquelas coisas que não se estende só a mim, mas a quase todas as mulheres.  

Tudo isto para dizer que há dias cruzei-me com um video que mexeu comigo. Com o meu lado emocional, diga-se. Certamente que muitos de vocês já se cruzaram com este vídeo visto que rapidamente se tornou víral. Trata-se de um video que tem como protagonista uma ex-modelo e autora do blogue My Pale Skin - Em Ford - que tal como alguns de nós tem acne. Ninguém gosta de ter acne, mas é daquelas coisas que não adianta gostar ou não gostar. Ela vai continuar ali estampada na tua cara mesmo que a odeies profundamente. Podes pôr cremes que poderão ajudar a combater o problema e podes usar maquilhagem para a camuflar. Em Ford usa maquilhagem para camuflar esse seu problema de pele e há meses atrás começou a tirar fotos suas sem maquilhagem e a publica-las nas redes sociais para que os seus seguidores vissem a diferença e para que pessoas que tivessem o mesmo problema se sentissem menos mal com a sua aparência. Depressa começaram a chover comentários pejorativos. Óbvio. É daquelas coisas que uma pessoa sabe logo o que poderá estar por vir. Chegaram comentários a chamá-la de nojenta, a dizer que nem conseguiam olhar para a cara dela de tão nojenta que era, comentários a perguntar se ela não lavava a cara, se não sabia cuidar do seu problema. Contudo, enquanto este tipo de comentários ia surgindo nas fotos em que Em Ford se encontrava sem maquilhagem nas outras fotos em que ela se encontrava maquilhada diziam que ela se maquilhava demasiado, que parecia demasiado artificial e que era assim e assado e isto e aquilo e mais não sei o quê. Enfim. Cansada destas coisas Em Ford decidiu fazer um vídeo que a meu ver é absolutamente brilhante e se não acreditam vejam por vocês mesmos:



8 comentários :

  1. Já conhecia esta história e concordo contigo, é um caso de "preso por ter, preso por não ter cão". Ainda que de forma involuntária, às vezes dou por mim a pensar que rapariga X está maquilhada de tal maneira que parece que tem uma máscara, ou no caso das que não usam nenhuma, que não se tratam. É errado, mas a lavagem cerebral que os media nos fazem, resulta e bem.

    Fiquei chocado com o caso desta modelo. É certo que não tem a melhor pele do mundo, mas considero-a bonita ao natural. Não entendo o que leva alguém a fazer comentários tão horríveis sobre o aspecto de outra pessoa. É simplesmente cruel. Tal como ouvi algures, "se não tens nada de simpático a dizer, fica calado".

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  2. Vi o video e também mexeu um pouco comigo :/

    ResponderEliminar
  3. Vi o vídeo a semana passada. Fico possessa com a sociedade que me dá nojo todos os dias!!! Que hipocrisia, dizem que é linda com maquilhagem mas depois afinal é horrível porque usar maquilhagem é como «mentir» e quando não se usa afinal já é horrível...!!! Tipo!!! Quem é que as pessoas julgam que são??? A reacção das pessoas a este vídeo e a este estudo no seu geral diz muito mais acerca delas do que acerca da modelo (e de todas as pessoas que ela aqui representa que como ela têm problemas de acne e sofrem com isso todos os dias)

    ResponderEliminar
  4. Vi agora o video, e fiquei passada, não com o facto dela ter acne, mas pelos comentários maldosos que lhe fazem tenha ela maquilhagem, ou esteja ela ao natural. Não acho normal que a sociedade continue a julgar as pessoas pela aparência e a dizer coisas só para deitar abaixo. Cada um é como é, ninguém escolheu ter acne, ou seja o que for, por isso ninguém tem de se revoltar por ela ser assim sem maquilhagem, ou por usar make e acharem que aquilo é tudo falso.
    Eu confesso, sinto-me bem melhor com maquilhagem, e sem ela, não me sinto tão confiante, mas sou o que sou e ninguem tem nada que falar. Não saiu de casa sem pelo menos colocar eyeliner, mas se tiver de ser, que seja.

    ResponderEliminar
  5. Também já o tinha visto e fiquei tão chocada com a maldade das pessoas que nem te digo nem te conto.

    ResponderEliminar
  6. Vi o video ainda ontem e realmente é tocante a mensagem. Julga-se por tudo e por nada, ou por que se tem a mais ou porque se tem a menos. Na minha opiniao, a modelo é lindissima...tem acne e, daí ?Quem nunca o teve (intensamente ou não) que atire a primeira pedra, ao invés de evoluirmos..estamos cada vez a retroceder na dignidade e respeito uns pelos outros.

    > Sofia Pinto
    Morning Dreams | Facebook | Instagram | Last Post

    ResponderEliminar
  7. Vi o vídeo agora e tenho que dizer que estou chocada e revoltada! É triste ver a maioria das pessoas só liga à aparência ,está bem que a aparência conta ,mas o interior de uma pessoa conta muito mais!
    Achei os comentários às fotos dela sem maquilhagem mesmo maldosos ,pois ela não tem culpa de ter acne ,é uma coisa natural que afeta quase todos ,alguns mais que outros,mas ninguém tem culpa. E acho ridículo chamarem-na de nomes terríveis apenas porque ela usa maquilhagem para disfarçar o problema e se sentir melhor.
    Enfim esta sociedade tem os valores morais muito alterados só pode.

    ResponderEliminar
  8. Não conhecia o vídeo e fiquei completamente chocada. A sociedade vai sempre criticar tudo e todos sobre tudo e mais alguma coisa. Ela tem acne e já se sente suficientemente mal com isso, não é preciso estarem sempre a chamar-lhe nomes. Eu fico mesmo revoltada com estes casos que retratam bem a sociedade de merda que existe no mundo.

    ResponderEliminar