7.4.15

Emigrar | Da marcação do voo ao empacotamento de uma vida



Depois de tratarem de tudo o que há para tratar em Portugal antes de partirem eis que chega a altura de fazerem duas coisas: marcar o voo e fazer as malas.

Todos nós já ouvimos falar das companhias aéreas de baixo custo e nesta altura apesar de vos parecer tentador visto que as viagens parecem ser mais baratas. No entanto, quando comparadas com os preços de outras companhias que não são de baixo custo a experiência diz-me que ao acrescentarem malas grandalhonas (as que vão no porão) o preço que pagam por essa mala em companhias de baixo custo, por vezes é superior ao que pagariam noutras. Na altura optei por viajar pela TAP visto que era aquela que na altura tinha um preço mais em conta tento em conta o número de malas e o peso que me permitia levar. Na altura nas companhias de baixo custo como a Ryanair não se podia trazer a mala de senhora fora da mala de cabine enquanto que pela TAP podia trazer comigo a mala de cabine com 8kg mais a mala de porão com 23kg e a mala de senhora (que não tinha limite de tamanho nem de peso) e onde pude trazer imensa coisa que na altura não consegui pôr dentro de nenhuma das malas. Tudo isto para dizer: não tenham pressa na altura de marcar o voo; façam uma breve pesquisa e vejam qual a companhia que vos oferece melhores condições.

Depois de marcarem o voo vem a parte mais difícil: fazer as malas. Dito assim não parece algo de complicado, mas é. Não só é complicado como também é stressante. Não se trata de um simples "fazer as malas" como se fôssemos viajar durante duas semanas, trata-se antes do empacotamento de uma grande parte da vossa vida. Nas malas não vão querer trazer só roupa, calçado e os vossos produtos de beleza preferidos; nelas vão querer também trazer fotografias daqueles que vos são importantes, objectos que vos foram oferecidos e que querem trazer convosco e como é óbvio vão também querer trazer coisas que não encontrarão com facilidade no país para o qual vão viver (eu e ele trouxemos imensos chouriços, paios, presunto e outras coisas igualmente boas nas nossas malas). Podia aconselhar-vos a trazerem só o essencial, mas nesta altura tudo vos parecerá de máxima importância. Na altura em que estava a fazer as minhas malas optei por trazer maioritariamente roupas de Inverno e só algumas peças de meia estação visto que a viagem estava marcada para finais de Setembro e seria altamente improvável apanhar dias quentes. Mesmo assim não consegui trazer toda a minha roupa de Inverno. Ao contrário das roupas de Verão as de Inverno são super volumosas e basta por-se três camisolas de lã na mala de cabine para que está fique praticamente cheia. No entanto, não desesperem porque um ser fantástico (não sei quem) inventou uns sacos onde podem guardar as vossas roupas de lã, polares e coisas deste género em vácuo! Estes saquinhos são incríveis e super úteis visto que neles podem guardar imensa roupa que vos ocupará pouquíssimo espaço. Na altura comprei os sacos de vácuo no Ikea, mas penso que podem ser encontrados noutros locais. Para além da roupa e calçado tanto ele como eu achamos importante trazermos pelo menos um par de lençóis connosco e um edredão polar (porque metendo-o no saco de vácuo ocuparia muito menos espaço do que outro tipo de edredão) e duas toalhas de banho, uma vez que não sabíamos se as lojas onde pudéssemos comprar estes produtos estariam abertas quando chegássemos. Ainda bem que pensamos nisto porque quando chegamos a Nottingham e saímos da agência onde fomos buscar as chaves do nosso apartamento já as lojas tinham fechado estando apenas aberto um supermercado.

Não nos preocupamos em trazer connosco louças e outros objectos de decoração primeiro porque não era de extrema importância e depois porque sabíamos que o apartamento que tínhamos alugado tinha o essencial (talheres, pratos, tigelas e canecas para o pequeno-almoço), por isso muitas das louças giras que nos foram dando e que queríamos trazer para a nossa casa vieram depois. Mesmo pondo muita da roupa em sacos de vácuo não conseguimos trazer todos os casacos e roupas de Inverno. Tudo isto e outras coisas como roupas e calçado de Verão e tudo o resto que tanto a mãe dele como a minha insistiam que trouxéssemos porque no entender delas iríamos precisar vieram mais tarde. Conseguimos enviar todas estas coisas através de uma empresa chamada Ecoparcel que se encarrega do transporte de entrega de encomendas a um preço muito mais simpático do que aquele que encontram nos CTT. Ao usarem a Ecoparcel ainda têm a vantagem de terem alguém que vai buscar a encomenda a vossa casa e que a levará até à vossa outra casa entre cinco dias a uma semana. Das várias caixas que enviamos usando este serviço apenas uma chegou em mau estado e com algumas coisas partidas. A forma como podem apresentar a vossa reclamação não é a coisa mais simples de sempre, mas ao fim de alguma insistência conseguem ser ouvidos. Depois de reclamarmos com o facto de a caixa vir maltratada e de apresentarmos todas as fotos que tiramos na altura em que a recebemos foi-nos descontado 50% do valor que era suposto pagarmos.

[Publicações relacionadas: Emigrar | A tomada de decisãoEmigrar | O que fazer antes de ir?; Emigrar | Como encontrar casa]

5 comentários :

  1. A parte chata de fazer as malas é que temos sempre aquela sensação que nos falta alguma coisa importante!

    ResponderEliminar
  2. Para mim foi muito complicado ter de escolher a roupa que queria trazer, assim como os sapatos. Só podia levar a bagagem de mão e uma de porão com apenas 20 kg, e como era inverno e eu não tinha esses tais sacos de vacuo foi difícil meter tudo na mala, por isso quando fui lá no natal de carrinha aproveitei e trouxe muito mais coisas.

    ResponderEliminar
  3. Foi bastante útil.. esse é um assunto que comecei logo a pensar na altura em que tomei a decisão de emigrar.. o que levar em primeiro na mala

    ResponderEliminar
  4. Estes teus post são uma boa ajuda para quem está a pensar em emigrar. Eu que já passei por isso vejo que falas dos pontos essenciais e que nem toda a gente se lembra :)

    ResponderEliminar
  5. Dicas muito importantes e pertinentes querida Rapsberry, muito obrigada :) desconhecia esse saco de vácuo e essa companhia/empresa para entregas. Quando li que quando chegaram as lojas estavam todas fechadas lembrei-me que uma colega minha um dia foi a Manchester e disse que às 17h da tarde já estava tudo a fechar, é verdade? :o

    r: obrigada pelas tuas palavras querida :')

    ResponderEliminar