8.3.15

Actualidade | Porque o Dia Internacional da Mulher é importante e merece NUNCA ser esquecido



Temo que com o passar dos anos a população em geral tenha vindo a esquecer o verdadeiro significado do Dia Internacional da Mulher. Receber o pequeno-almoço na cama preparado pelo nosso namorado ou marido é bom assim como também cai bem receber uma rosa ou outra flor enquanto passeamos na rua, mas este dia é muito, mas muito mais do que isso! Este é um dia que vale a pena ser lembrado e que nunca deve ser esquecido assim como acontece com outras datas históricas importantes. 

A oito de Março comemora-se o Dia Internacional da Mulher e neste dia comemora-se muito mais do que o simples facto de sermos mulheres. A sua origem deve-se às várias manifestações protagonizadas por mulheres em vários locais do mundo como Estados Unidos da América e Europa em busca de melhores condições no trabalho e pelo direito ao voto, por exemplo. A oito de Março comemora-se tudo aquilo pelo qual as mulheres têm vindo a lutar ao longo dos anos e tudo aquilo que conseguiram conquistar. 

Este é um dia para lembrar que apesar de haver muitos países onde as mulheres têm direitos que anteriormente só eram concedidos aos homens (direito ao voto, a estudar, a conduzir, melhores condições no trabalho, etc.) continuam a haver outros onde muitas mulheres ainda não sabem o que é ter voz. Continua a haver países onde continuam a existir mulheres onde lhes é vedado o poder ao voto, o poder a estudar, o poder a trabalhar, o poder a conduzir, o poder de andarem sozinhas na rua... Por todas essas mulheres, vale a pena continuar a lutar e vale a pena continuar a saber o verdadeiro significado deste dia ao em vez de ficarmos ofuscados pelas flores e por todos os outros mimos que as superfícies comerciais aproveitam para dar e vender como se neste dia apenas se comemorasse o facto de que se ser mulher é bom e que como mulheres que somos merecemos ser mimadas. Isso merecemos todos os dias, assim como os homens.  

Por tudo aquilo que conquistamos desejo-vos um Feliz Dia da Mulher!

5 comentários :

  1. É exactamente isto que eu penso neste dia... não consigo entrar na "vibe" de ficar "Feliz dia da mulher! Somos as maiores" como se este dia fosse para parabenizar o sexo feminino. Não é. É para lembrar das que ainda são reprimidas.

    ResponderEliminar
  2. Adorei o teu texto, porque resumes na essência o dia de hoje. E esclareces muito bem todos aqueles que não percebem o porquê de haver um dia da Mulher!
    É dar valor a tudo o que já conquistamos, a todas as portas que conseguimos abrir que nos fechavam veemente. É continuar a lutar para haver, um dia, equidade de direitos! Gostei muito :)

    ResponderEliminar
  3. É realmente importante não esquecer a batalha das mulheres por um mundo igual em direitos e sobretudo lembrarmo-nos daquelas que ainda vivem em países cujo regime oprime esses direitos
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Eu concordo que a existência deste dia seja ainda necessária por todas as questões que enumeraste mas também acho que tudo isso devia ser recordado com frequência e não apenas durante um dia no ano. Como a Violência doméstica, nesta altura do Dia da Mulher é do que mais se ouve falar mas amanhã já ninguém fala disso, já ninguém se «lembra» e volta tudo ao mesmo. Para mim fazia mais sentido que se celebra-se o «Dia da Mulher» todos os dias de modo a haver uma constante sensibilização para os direitos de igualdade :) feliz dia minha querida *

    ResponderEliminar
  5. Dos melhores textos sobre o dia internacional da mulher que tenho lido por aí. Não se centra nas trivialidades do dia, do ser-se mulher, dos mimos e das coisas boas, mas em todas as coisas que continuam erradas.
    ***

    ResponderEliminar