24.1.15

Alimentação | Baked with love

Sábado é sinónimo de bolo e com o frio que por cá se faz sentir não há nada como uma fatia de bolo acompanhada de uma chávena de chá para aquecer o estômago e a alma. Fazer bolos e doces é das coisas que me dá mais prazer e assim sendo por que não partilhar convosco? No entanto, é uma pena que não tenha jeitinho nenhum para tirar fotos... Talvez com o tempo e com a prática consiga melhorar. 

Hoje trago-vos um dos meus bolos preferidos. Trata-se de um bolo super fofo e fácil de fazer. Nele estão contidos dois dos meus ingredientes preferidos, quais serão? Obviamente que se trata de um bolo de baunilha e chocolate



Música de acompanhamento: Tom Odell - Can't Pretend

O bolo



Ingredientes: 3 ovos; 100g de açúcar; 1 colher de chá de essência de baunilha; 100g de farinha sem fermento; 1 colher de chá de fermento; 30ml de leite;

Preparação: Pré-aquecer o forno a 180º. Untar uma forma com manteiga, forra-la com papel vegetal e untá-lo também com manteiga. Misturar a farinha com o fermento e reservar. Separar as claras das gemas e bater as claras em castelo. Assim que as claras começarem a espessar juntar 50g de açúcar. Reservar. Bater as gemas com as outras 50g de açúcar, o leite e a essência de baunilha (durante mais ou menos 7 minutos) até obter uma massa super fofa e volumosa. Juntar aos poucos as claras batidas em castelo à mistura das gemas e envolver muito bem com uma vara de arames até que tenha uma massa homogénea. Posteriormente junte a farinha misturada com o fermento e envolva tudo muito bem certificando-se que não ficam restos de farinha por incorporar no fundo da taça.
Por último transfira a massa do bolo para a forma previamente preparada e leve ao forno até que o bolo esteja totalmente cozido. Desenformar depois de frio. 

A cobertura



Ingredientes: 200ml de natas; 100g de chocolate de culinária;

Preparação: Levar as natas ao lume e assim que estas começarem a levantar fervura retira-las do lume. Depois é só juntar o chocolate partido aos bocados e mistura-lo com as natas até que o chocolate fique totalmente derretido. 

12 comentários :

  1. OMG têm um excelente aspeto. Às vezes tenho pena de não ter esses dotes culinários

    ResponderEliminar
  2. Adorei a teceita! Se tivesse em casa a essência de baunilha fazia agora mesmo :)
    Bj S

    ResponderEliminar
  3. Essa cobertura.................................
    Salivei.

    ResponderEliminar
  4. Que excelente aspecto! Envia-me uma fatia :p

    ResponderEliminar
  5. babei me :p

    http://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar